luisiana - Definition. Was ist luisiana
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist luisiana - definition

ESTADO DOS ESTADOS UNIDOS
História da Luisiana; Louisiana; Luisiana (Estados Unidos da América); Luisiana (estado); US-LA; História da Louisiana
  • Beauregard]].
  • Diques protegem comunidades urbanas em áreas vulneráveis a enchentes e inundações.
  • A área em verde é Luisiana quando foi vendida pela [[França]] aos [[Estados Unidos]].
  • Mapa da Luisiana e de suas 64 paróquias.
  • [[Capitólio Estadual da Luisiana]] em [[Baton Rouge]].
  • Plataformas de extração de [[petróleo]] e de [[gás natural]]. A extração, refino, produção de derivados e a distribuição destes produtos é uma das principais fontes de renda da Luisiana.
  • [[Nova Orleães]].

Luisiana         
f.
Variedade de videira americana.
luisiana         
sf (top Luisiana) Bot Variedade de videira americana.
Luisiana (Nova Espanha)         
ANTIGA PROVÍNCIA ESPANHOLA NA AMÉRICA DO NORTE
Luisiana espanhola
A Luisiana (em espanhol: Luisiana) foi um distrito administrativo do Vice-Reino da Nova Espanha de 1762 a 1802 que consistia do território a oeste da bacia do rio Mississippi, mais a área histórica de Nova Orleães. A Espanha adquiriu o território da França, que o nomeou de La Louisiane em honra do rei Luís XIV em 1682.

Wikipedia

Luisiana

Luisiana (em inglês Louisiana e em francês Louisiane) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Sul do país, à beira do Golfo do México.

A história, economia e cultura da Luisiana está muito associada com o rio Mississípi (o rio mais longo do país). O Rio Mississípi desemboca no Golfo do México. O imenso delta do rio localiza-se na Luisiana. A região de Nova Orleães, atualmente a maior cidade do estado, foi inicialmente exploradas por franceses. Estes exploradores haviam partido do Quebeque, e, acompanhando o rio Mississípi, chegaram à região atualmente designada de Luisiana. Posteriormente, o Mississípi, servindo como uma rota hidroviária de grande importância, fizeram do estado um grande polo de transportes.

Desde o final do século XVIII, a Luisiana destacou-se por ser uma região multicultural. A Luisiana fora colonizada inicialmente pelos franceses, e fazia parte da província colonial de Luisiana, parte da Nova França. A Luisiana passou a estar sob controlo espanhol em 1763, e novamente sob controlo francês em 1800, para passar definitivamente a integrar os Estados Unidos em 1803. A economia do Estado dependia inicialmente da agricultura, e grandes quantidades de escravos foram usados nas lavouras. A partir do século XIX, grandes números de alemães, irlandeses e italianos instalaram-se no estado, e o estado passou a industrializar-se. Atualmente, a economia do estado depende primariamente do refino e distribuição de petróleo e derivados.

A Luisiana foi assim nomeada pelo primeiro explorador que explorou a região, o francês René Robert Cavelier, que assim nomeou o estado em homenagem ao Rei francês Luís XIV de França. Seu cognome é The Pelican State, que significa "O Estado Pelicano". Pelicanos eram muito comuns no litoral do estado, embora atualmente estas aves estejam ameaçadas de extinção.